top of page

O Artífice do Twitter

No livro O artífice, Richard Sennett nos explica quem é aquele indivíduo que pode ser considerado um artífice em determinado trabalho. Segundo ele podemos considerar bons artífices aqueles que se preocupam em realizar o trabalho da melhor maneira possível simplesmente pelo prazer em ver qualidade no seu feito e entender que seja necessário cada vez mais se aperfeiçoar. Eles podem ser regentes, músicos, poetas, carpinteiros, artesãos, programadores… Enfim, podem estar presentes em toda e qualquer área.

Procurando associar o objeto de estudo desse blog, que é a rede social Twitter, e o que Sennett nos relata em seu livro sobre o que seria um bom artífice, podemos chegar a conclusão que os artífices desse microblogging seriam aqueles usuários que conseguem, através de 140 caracteres, sintetizar uma opinião ou ideia a respeito de determinado assunto e ainda fazê-la ser propagada pela rede. Saber a linguagem do público e como atingi-lo faz parte do conhecimento que um bom twitteiro adquire conforme utiliza a rede social. São mensagens que possuem um contexto, um lugar específico na web que limita sua capacidade de passar adiante a informação.

No Twitter há as chamadas Contas verificadas, marcadas por um selo de verificação azul ao lado do nome do perfil, que informa aos usuários que se trata de uma conta autêntica de interesse público. Podem ser contas pessoais de artistas, políticos, jornalistas ou até mesmo de empresas. Porém é possível encontrar contas verificadas de pessoas que aparentemente não se encaixam em nenhuma dessas categorias, mas que mesmo assim têm forte influência e seguidores nessa rede social, fazendo-se necessária a confirmação da autenticidade de suas contas.

Faz parte do uso natural do Twitter que alguns usuários, sem mecanismos de impulso externos, passem a ganhar seguidores com mais facilidade que outros. Eles são aqueles que Sennett poderia considerar bons twitteiros, ou seja, bons artífices na arte de twittar, pois possuem a capacidade de entender como espalhar pela web uma mensagem específica. É isso o que permite que usuários normais do Twitter obtenham o selo de verificação do site. São reconhecidos por meio da quantidade de seguidores que suas contas possuem e a frequência com que os seus tweets são compartilhados pela rede, permitindo que se possa medir a capacidade que esse usuário tem de atingir os outros. Suas publicações são tão bem aceitas e retweetadas que são considerados “digital influencers” específicos do microblogging.


 COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E TWITTER 

 

Produto da disciplina Comunicação e Tecnologia, da Faculdade de Comunicação da UFBA, ministrada pelo professor André Lemos, esse blog tem como objetivo identificar a relação entre os conceitos dados na disciplina e a rede social Twitter.

 POSTS recentes: 
bottom of page