top of page

Sorria, você está sendo filmado

“Fique famoso fazendo transmissões ao vivo na internet com o Twitcam” é o título de uma matéria veiculada na TecMundo em junho de 2010. O twitter foi a primeira rede social a expandir os chats disponibilizando aos usuários que respondessem os comentários de várias pessoas ao vivo, com auxílio de uma webcam. No Facebook, essa função só ficou disponível em 2016.

Na época do MSN, os adeptos da rede já podiam falar com outra pessoas via webcam, mas apenas uma por vez. O Skype conseguia juntar as conversas em grupos, possibilitando um alcance maior. Porém, para falar com alguém, era necessário ter o email dessa pessoa, tornando a atividade mais intima.

Como diz a matéria, o twitter possibilitava a fama. Pelo twitcam, qualquer um com uma câmera conectada ao computador poderia interagir com outra, mesmo que não a conhecesse. Diferente do email, forma de contato mais pessoal, para encontrar o twitter de alguém é só fazer uma busca rápida na internet. Ou o seguidor pode ainda nem conhecer quem segue, encontrando o perfil apenas com uma hashtag de assuntos em comum.

A popularidade do serviço aumentou quando famosos entraram na onda. Em meados de 2010, quem diria que um fã ia mandar uma mensagem perguntando qualquer coisa banal e a celebridade responderia na mesma hora, ao vivo?

Além da resposta, algo a mais: se alguém com muito seguidores fala seu nome em uma rede social, você também fica famoso. Se a pessoa em questão leu seu comentário ao vivo para várias pessoas, o seu twitter foi lido por várias pessoas por tabela. São bem menos de 15 minutos de fama, mas, para muitos, cada segundo vale.

O fato de ver e ser visto sempre foi questão de debates. Jorge Orwell preveu que, em 1984, estaríamos em frente a uma teletela onde “O Grande Irmão” pode ver tudo. O que ele provavelmente não imagina era que, em 2010, as pessoas estavam vibrando com uma forma de serem mais vistas. Em 2017, quando já é possível fazer transmissões ao vivo em várias outras redes sociais, qual será a nova forma de exibição que irão inventar?


 COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E TWITTER 

 

Produto da disciplina Comunicação e Tecnologia, da Faculdade de Comunicação da UFBA, ministrada pelo professor André Lemos, esse blog tem como objetivo identificar a relação entre os conceitos dados na disciplina e a rede social Twitter.

 POSTS recentes: 
bottom of page