top of page

Musicaram "Deus é TOP"

Já conversamos aqui que tudo que foi postado no twitter anos atrás pode se voltar contra você no futuro. O jogador Neymar que o diga. Em julho de 2010, quando não jogava no Barcelona nem era o queridinho da Seleção Brasileira, ele postou a frase "Deus é TOP".

Isso seria normal se Neymar não se tornasse tão famoso quanto é hoje. Essa frase e diversas outras são sempre resgatadas na forma de memes ou para ilustrar qualquer comentário inusitado feito por outra celebridade.

Mas na internet, a zoeira não tem limites. O canal do Youtube Castro Brothers, do humorista Marcos Castro, resolveu resgatar os tweets mais uma vez, agora com um upgrade: Ele musicou os tweets do Neymar.

Em pouco mais de duas semanas, o vídeo alcançou a marca de 165 mil visualizações no Youtube, sem contabilizar outras plataformas, como Facebook. O jogador, até o momento, não se pronunciou a respeito (nem no twitter, que agora é apoiado por uma assessoria de imprensa e os posts são, na maioria, fotos).

Pegar o conteúdo de um meio e adaptar para outro meio é algo que foi comentado por Henri Jenkins em "A Cultura da Convergência". Apesar de, no início do vídeo, os autores explicarem que se trata de tweets antigos de Neymar, a compreensão da animação é muito melhor para os que conhecem o meme.

Um usuário desavisado pode assistir o vídeo e pensar que é apenas uma paródia tosca da música Never Gonna Give You Up, de Rick Astley. Da mesma forma, aqueles que conheciam apenas o clássico "Deus é TOP", podem achar que as outras frases não foram ditas por Neymar, se tratando apenas de uma brincadeira.

Por isso, o vídeo pode ser entendido como um exemplo de transmídia: apesar de serem dois produtos diferentes em plataformas diferentes e formatos diferentes, o conteúdo é relacionado de tal forma que o entendimento do todo é mais claro quando analisados juntos. É possível achar graça no vídeo sem conhecer os tweets, mas a experiência se torna completa aos que já conhecem a história.


 COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E TWITTER 

 

Produto da disciplina Comunicação e Tecnologia, da Faculdade de Comunicação da UFBA, ministrada pelo professor André Lemos, esse blog tem como objetivo identificar a relação entre os conceitos dados na disciplina e a rede social Twitter.

 POSTS recentes: 
bottom of page