top of page

Como desmentir pós-verdades

O dicionário Oxford escolheu a palavra “Pós-verdade” como verbete do ano em 2016. Na publicação, o termo significa “relativo ou referente a circunstâncias nas quais os fatos objetivos são menos influentes na opinião pública do que as emoções e as crenças pessoais”.

Em outras palavras, a pós verdade pode ser interpretada como uma notícia falsa, mas que apela pro emocional para ser compartilhada como se fosse verdadeira. Por exemplo, é possível simular um romance entre dois astros da música. Ora, Justin Bieber é jovem e solteiro e esta vindo para o Brasil. Pensando em celebridades brasileiras também jovens e solteiras, encontramos facilmente Anitta. Agora é só plantar o boato.

Só que não. A cantora é uma usuária bastante ativa do twitter e sempre usa o microblog para constatar a veracidade das noticias a seu respeito.

Em uma publicação do Portal da Band, que pergunta se há algum romance envolvendo a cantora e Esteban Tavares, ela é taxativa: "não".

Normalmente, seus tweets são muito claros sobre a noticia ser falsa. Por outro lado, alguns boatos parecem surpreender a funkeira.

Sejam as publicações são feitas pela cantora ou por uma assessoria de imprensa, essa foi uma ótima forma de desmitificar boatos nas redes sociais.

Uma ação de marketing, pensada para a divulgação de uma de suas músicas, também acabou se transformando em pós verdade.

Por isso, ela sugere: "Só dar uma pesquisada básica"


 COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E TWITTER 

 

Produto da disciplina Comunicação e Tecnologia, da Faculdade de Comunicação da UFBA, ministrada pelo professor André Lemos, esse blog tem como objetivo identificar a relação entre os conceitos dados na disciplina e a rede social Twitter.

 POSTS recentes: 
bottom of page